segunda-feira, 13 de julho de 2009

Ler!

"Não são as respostas que movem o mundo, mas sim as perguntas".
Eu ouvi/li isso em algum lugar ( só não me pergunte onde). Mas,por que exatamente as respostas (não me pergunte quais, pois estas podem ser sobre a vida, a morte, sobre como as coisas funcionam ou simplesmente de como as pessoas são....) são tão necessárias pra mim?

Acho que já nasci assim. Bem, talvez todos tenhamos nascido desse jeito. Porém, a única coisa que sei é que corro atrás das respostas, gosto delas, logo sou um curioso nato. Tenho uma fome quase que atormentadora sobre querer saber das coisas.
É mais ou menos assim: A pergunta vem, logo após o incômodo, daí, a correria atrás de uma resposta. Não sou do tipo de pessoa a quem o título de "Determinado" seja cabível. Muito pelo contrário, não passo horas e horas estudando frente a um livro, infelizmente, pois é o que gostaria de fazer. E é aí que o meu problema entra.
Pos esse o modelo que criei de uma pessoa inteligente, uma pessoa digna de ser chamada.... Sábia. Não que isso seja verdade, para alguns que leem, pode até estar longe de o ser. Mas esse é o modelo que eu tenho: alguém que consegue pegar um bom livro e devorá-lo por completo.
Portnto, graças a essa muito provável errônea concepção,encontro dois problemas:
O primeiro, é que graças a uma preguiça enoooooorme de ler (onde não sei se o erro está no livro, ou em mim). Consigo ler alguns e outros não consigo. Isso me deixa EXTREMAMENTE frustado.

É estranho como isso acontece, alguns livros eu consigo ler, mas outros eu começo, me interesso (será?) e logo depois os deixo ali, de lado... pq isso acontece comigo?
Eu não sei, afinal, seria minha culpa? Ou deles?

A segunda questão: INSISTEM em me chamar de inteligente... (Eu sei que isto pode ser visto como um pouco de soberba, ou até metideza minha) mas esse é um lugar pra eu falar oq eu penso, o que me incomoda... e o que me incomoda é essa minha NÃO visão do "Cristofer inteligente". Não sei se realmente o sou, AS pessoas só falam, e por isso deve ser verdade, pois, quem está de fora vê melhor. No entanto, devo lembrar também: há horas que as pessoas erram.
O caso é: Não é que eu não me ache inteligente. MAs é tão estranho. AFINAL o que é SER inteligente? Uma pessoa que pensa rápido? Uma pessoa que conhece sobre vários assuntos? Ou existem vários tipos de inteligência? ...
Bom, tAlvez não me ache pq conheça outras pessoas que o são, e as q considero mais do que eu... talvez tudo isso seja falsa modéstia ( o mais provável).
Porém, é aí que os dois problemas se unem: não me acho inteligente pq eu não passo horas frente aos livros. Acredito ser essa uma forma VISÍVEL de inteligencia.... e é isso o que me incomoda tanto.

De qualquer forma Livros contém respostas, e eu gosto delas, eu deveria ler mais, e tento msmo... mas isso pode ser problema nos olhos, ou meu grau tenha aumentado, talvez minhas lentes estão muito arranhadas, ou bem, eu seja apenas um preguiçoso msmo.De qualquer maneira, eu preciso de respostas, e elas se encontram nos livros e nas pessoas, até msmo nas coisas, através da observação. Eu quero ler mais...

4 comentários:

F.Z. disse...

As respostas, na verdade, se encontram em você.

As pessoas, os livros, as coisas só te levam ao caminho de encontrá-las você mesmo do seu (ou de um certo) jeito. (Já que cada um tem a sua resposta)

Eu compartilho essa de que ... não se lê tudo.
Mas ao menos, o que leio eu aproveito.
E acho que isso pode ser tão generalizado quanto você quiser - você não precisa fazer tudo, mas se aproveita o que faz, já é válido (e as vezes mais válido do que outros casos ... ).

A sua conclusão foi ótima ...

Mas só se lembre:

Nem tudo possui uma resposta (única).

P.s. A frase é válida, com ou sem, os parênteses.

Capitão Ninja disse...

Ual... ganhei um elogio de FZ?
Sinal que estou evoluindo...

Confesso que a princípio me recusei a ler o comentário, mas agora fico feliz de te-lo feito

Isso só me deu mais ânimo!!!

Femme Fatale disse...

respostas? pergunte pro google, nem pecisa ler milhares de páginas -.-³
hahahahahahahahahaha
pro seu próprio bem, DESCONSIDERE o que eu disse ;S

e ah, concordo com o Felipe em algumas coisas
mas blá² existem casos em que é mais seguro não se obter uma resposta =X

e se vc começa a ler e para, vc não se interessa realmente pelo livro em questão, aquilo que nos interessa nos prende

F.Z. disse...

Nem tudo possui uma resposta (única).

Dá pra ler isso de dois jeitos, e os dois podem ser válidos.
Sim, sim.

As vezes é melhor não saber ... ou simplesmente, é melhor não saber que não se tem resposta alguma.

O que interessa, prende.
Fato.
Mas já ouviu dizer em:
O que se gosta fica para o final?

Hhahahahaha.
;X

Postar um comentário